Mamoplastia redutora e Mastopexia

A cirurgia plástica das mamas tem o intuito de atingir um volume e formatos harmoniosos para as mamas. Conforme as características anatômicas da mama de cada paciente pode ser necessária apenas a redução do volume das mamas, ou a correção da queda e flacidez de pele, com manutenção ou até aumento do volume mamário. Desta forma, é importante notar que mulheres diferentes apresentam mamas diferentes, e o resultado será individualizado para cada caso.

A mamoplastia redutora objetiva a redução do volume mamário. Já a mastopexia, é um procedimento indicado para mulheres com mamas flácidas e caídas e que desejam levantá-las, podendo manter o volume mamário ou eventualmente aumentá-lo.

Tanto a mamoplastia redutora como a mastopexia são procedimentos que envolvem a presença de cicatrizes, posicionadas precisamente nos locais de mais difícil percepção. No entanto, é importante salientar que a presença de cicatriz é inevitável quando há necessidade de remoção de pele e tecido mamário.

De forma geral, não há prejuízo na função de amamentação, porém pacientes que desejam engravidar em um período próximo devem relatar isso a seu médico, visto que pode haver alteração no resultado final pelo ganho ou perda ponderal e amamentação.

É um procedimento cirúrgico realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral, e o tempo de permanência no Hospital é de 24 a 48 horas.

A paciente é liberada para retornar gradualmente ás suas atividades laborais no período de 1a 2 semanas, e atividades físicas em torno de 4 semanas, dependendo da intensidade e natureza da atividade.