Cirurgia plástica pós emagrecimento

Pacientes que apresentam grandes perdas ponderais, após emagrecimento espontâneo ou através de cirurgia bariátrica, apresentam de forma geral excesso de pele localizado em abdome, tórax, mamas, braços e coxas. Este excesso, além de comprometer esteticamente o contorno corporal, pode levar à alterações importantes como dermatites e ulcerações, pelo atrito cutâneo e dificuldade de higienização. Desta forma, são candidatos à cirurgia plástica para restabelecer o contorno corporal e evitar complicações associadas.

De forma geral, os procedimentos mais indicados são a dermolipectomia abdominal, braquiplastia, mamoplastia, torsoplastia e dermolipectomia de coxas. No entanto, a indicação de cada procedimento é avaliada individualmente, já que o local do acúmulo de pele difere de paciente para paciente. Estes procedimentos podem ser realizados isoladamente, ou associados em um mesmo momento cirúrgico.

Procedimentos para retirada de pele envolvem a presença de cicatriz. Estas são posicionadas precisamente em locais de difícil e percepção, mesmo em trajes de banho.

O tempo de internação hospitalar varia conforme a necessidade de cada paciente, mas de forma geral é de 24 horas para procedimentos isolados, e 48 horas para procedimentos combinados