Rinoplastia

A cirurgia plástica de nariz tem o intuito de  proporcionar harmonia facial através do remodelamento da pirâmide nasal, porém preservando as características individuais de cada paciente.

Sempre deve ser realizada considerando-se o aspecto estético e funcional do nariz. Em casos de patologias associadas, como desvios septais e hipertrofia de cornetos nasais, o procedimento pode ser realizado em conjunto com médico otorrinolaringologista para tratamento da disfunção no mesmo procedimento cirúrgico.

As incisões cirúrgicas são realizadas na parte interna do nariz, e quando necessário uma pequena incisão é realizada na columela nasal. O tempo cirúrgico depende da correção cirúrgica necessária, e a anestesia utilizada é a anestesia geral, em ambiente hospitalar.

Na recuperação inicial o paciente utiliza um gesso plástico sobre o nariz por 7 a 10 dias, e splints nasais que permitem a respiração normal pelo nariz já no pós-operatório imediato. O retorno ás atividades é gradual. Em cerca de 4 a 7 dias o paciente é  liberado para retornar ao trabalho, e em torno de 30 dias à atividades físicas. Após 30 dias já se pode começar a evidenciar o resultado, que só será definitivo em 6 meses.