Queimaduras

Diariamente, crianças e adultos estão expostos a situações de risco, seja no ambiente domiciliar, escolar, profissional ou até de lazer. A melhor forma de se evitar que aconteça um acidente com queimadura é através de orientação e cuidado. Crianças devem evitar a área da cozinha, e adultos devem ter atenção especial ao manusear fogões e fornos. Profissionais que trabalham em áreas com risco de queimaduras e choques elétricos sempre devem utilizar equipamentos de proteção. O uso do protetor solar quando há exposição solar também evita queimaduras sérias.

O tratamento da queimadura varia dependendo de sua extensão e profundidade. Queimaduras de primeiro grau, como a maioria das queimaduras solares, apesar de muito dolorosas, em geral não necessitam de tratamento especial, apenas hidratantes comuns. Já queimaduras de segundo grau necessitam de cuidado específico, com curativos e limpezas, para evitar infecções e possibilitar a cura. Queimaduras de terceiro grau são queimaduras profundas que geralmente necessitam de cuidados específicos e enxertos de pele.

Independente da queimadura, o ideal é evitar remédios caseiros e sempre procurar imediatamente um especialista que orientará o tratamento necessário.